AUDITORIA TRABALHISTA: A prevenção que gera economia

A sociedade e as organizações passam por grandes transformações provocadas tanto pelo avanço tecnológico como pela quebra de antigos paradigmas numa constante sinergia entre a necessidade de consumo do homem e a produção gerada pelas empresas, criando-se novos ambientes e orientações. Neste cenário os gestores promovem pragmaticamente aos colaboradores, internos e externos, clientes, e a sociedade, qual o objetivo da organização e suas metas.

Isso significa dizer que se deve planejar:” voltar os olhos para o futuro, ou seja, trata-se de definir hoje que resultados devem ser alcançados no futuro e de que forma. A essência desse ato é a tomada de decisões.” (BIO, 1983). Esse processo de se preparar hoje para o futuro, sofre interferências de diversas forças do mercado, criando novas orientações que forçam a empresa a realizar permanentemente adaptações e ajustes, a fim de concretizar sua missão e atingir seus objetivos. Dessa forma, as organizações devem elaborar e rever constantemente seu planejamento seja estratégico ou operacional.

Neste contexto, para a verificação dos fatos e atos empresariais é a auditoria, prática esta que permite verificar, por meio de um minucioso e sistemático exame, se os objetivos e alterações patrimoniais têm ocorrido de forma eficiente, eficaz e adequada ao planejado e aos objetivos da organização. “A auditoria tanto na área publica como na área privada é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e a eficácia do controle patrimonial, com o objetivo de atestar sua validade sobre determinado dado.” (ATTIE, 2000).

Através da área de recursos humanos é verificada se esta ocorrendo o cumprimento da legislação e formas de vínculos trabalhistas com os devidos procedimentos do complexo trabalhista e para isso a auditoria trabalhista examina essas operações, verificando os direitos e deveres do colaborador e dos empregadores identificando se há alguma irregularidade e para que ocorra sempre uma melhoria na situação é mostrado o caminho para as correções.

Podemos citar as normas que regulam as relações trabalhistas, que são muitas, algumas como a Constituição Federal, a Consolidação das Leis do Trabalho, as Convenções Coletivas de cada categoria, os Enunciados, os Precedentes Normativos, as Súmulas, as Orientações Jurisprudenciais e os que regulam, como o INSS, FGTS e o IRRF. Etc.

A importância da auditoria trabalhista é que ela diminui erros e prejuízos das rotinas auditadas, funciona como um freio na empresa, evitando desvios, furtos, pagamentos indevidos, fraudes e um dos principais, é a prevenção e melhoria da atividade de administração dos funcionários na empresa. Desta forma a auditoria trabalhista desempenha um papel fundamental na organização, pois direciona a sociedade à realizar métodos seguros corrigindo e prevenindo de eventuais problemas futuros.

Lopardi Mendes, Toledo e Bahia
Auditoria trabalhista
Tel: (31) 3281- 5178/ 8863-5977

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
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